Por Kleberson Gomes Ramos de Souza
Racismo no Brasil
O racismo no Brasil infelizmente é algo comum, pois as pessias normalizaram isso. Normalmente, todos os dias, pessoas negras, ou de outra etnia, nacionalidade, entre outros motivos, sofrem racismo. Esse preconceito vem acontecendo desde muito tempo, e, por incrível que pareça, não parou. E um dos motivos disso são pessoas preconceituosas que, com o tempo, normalizaram isso.
O que infelizmente acontece muito são pessoas negras serem confundidas com: criminosos, ladrões, etc… E a polícia em vez de se posicionar para buscar provas concretas sobre algum caso, como por exemplo o roubo, geralmente a polícia tira conclusões precipitadas sobre o caso, e “confundem” o sujeito com uma pessoa negra (obs: na maioria dais casos), que poderia está voltando do trabalho, que poderia estar estudando, e muitos morrem. Tem como exemplo o caso de João Alberto, um homem negro de 40 anos, que foi espancado até a morte por dois seguranças brancos, em um supermercado de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os vídeos da agressão foram divulgados na mídia, fazendo com que o caso repercutisse e trazendo a indignação de muitos brasileiros, fizeram protesto contra o racismo e ao caso do João Alberto. Isso é um exemplo de muitos casos que aconteceram e acontecem com pessoas inocentes, e infelizmente, está presente no Brasil.
Um dos casos mais injustos sobre racismo no Brasil, foi o caso da Luana Barbosa, que morreu em abril de 2016, em Ribeirão Preto (SP), aconteceu que três policiais foram acusados de espancar Luana durante uma abordagem, as lesões que Luana sofreu foram graves, levando Luana a morte. O que torna o caso injusto foi o fato de que, a defesa recorreu a data do julgamento, porém a data não foi marcada.
E o que isso leva? Leva a discórdia, choros, tristeza, e muita insatisfação dos povos brasileiros, que lutam por seus direitos como seres humanos, e pessoas preconceituosas fazendo o contrário. As autoridades muita das vezes nem se posicionam em relação as leis, o que faz da pessoa preconceituosa fazer o que quiser nas ruas. O racismo está se tornando algo comum, mortes acontecem por conta da falta de paixão. Em geral, o Brasil é um país que o preconceito acontece em baixo de nossos narizes, e ninguém está lá para cancelar tais atos.
Comentários
Postar um comentário