O processo de crescer…

 Por Débora Medeiros 
Em 15 de dezembro de 2021

   


Quanto tempo não esperamos por isso? 
   Somos crianças e sonhamos com o dia em que seremos grandes. 
   Agora nos encontramos em talvez umas das piores fases quando se trata de saúde mental, adolescentes confusos, não sabemos ao certo quem devemos ser, quem queremos ser ou aquilo que seremos no futuro. As decepções aparecem e na maioria das vezes não sabemos como lidar com elas, nos decepcionamos no “amor”, nas amizades e as vezes nos decepcionamos até mesmo com aqueles que deveriam nos proteger.
    Aos poucos cada um de nós encontra um jeito de reagir, alguns escondem o que sentem, outros aprendem a lidar, e outros tomam medidas extremas, apenas para fugir desse lugar.

Mas afinal tem um jeito certo de agir? 

Porque não podemos simplesmente ser como fulano ali? É daí que vem a comparação. Nos comparamos com aqueles que têm o que não temos. Não falo só de bem materiais, mas também de desejos pessoais.

Às vezes só queremos poder parecer tão feliz quanto ele, mas no meio de toda essa comparação, esquecemos que todos nos escondemos nossa verdadeira situação, esquecemos que até mesmo aquele da vida perfeita, esconde o que sente constantemente, pois atrás de um sorriso, pode haver alguém perdendo seu brilho diariamente.

     Mas acho que no final passar por tudo isso é importante, para adquirir a tal maturidade, palavra essa que ouvimos de forma constante, nem sempre sabemos o que ela realmente significa.

Temos a visão de que um ser maturo, é aquele que conquista independência financeira, mas acho que se trata de algo bem diferente disso. Conquistar a maturidade se trata de aprender a entender, entender o que realmente se passa dentro de você, ser maturo é saber se respeitar para não se submeter a coisas que te machucam sem parar, ser maturo é saber se retirar quando perceber que ali não é mais seu lugar.

Mas ter maturidade também é entender que não se trata só de você, é entender que o outro também tem seu tempo, e que cada um segue um diferente processo de amadurecimento. O importante é respeitar e tentar apoiar aos outros, mas sempre sabendo que se necessário às vezes você precisa se retirar. A maturidade é aprender a lidar com o mundo a sua volta para pelo menos tentar, uma vida boa levar.




Comentários