Por Rerold Leandro
Em 10 de novembro de 2021
Frequentemente vemos notícias na TV, jornais e na Internet, notícias sobre racismo que ocorre em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas como um país tão diversificado como o nosso ainda sofre com essa questão?
Primeiro de tudo, o racismo ocorre contra todas as etnias, porém é frequente em negros. Esta prática consiste em excluir grupos com características étnicas diferentes dos demais, seja socialmente, economicamente ou intelectualmente. No Brasil devido a escravidão que trouxe negros desde 1550 nos deixou a impressão de que se tratava de mercadoria, objeto de força de trabalho
No entanto a Lei Áurea assinada em 1888 garantia a liberdade, com isso houve a troca de cenário pois, não tinham lugar pra ficar nem alimento pra comer, iniciando a marginalização. Sem educação e programas de auxílio os ex-escravos ficaram com sua imagem manchada, trazendo o preconceito e o racismo.
Através da educação se é possível gradualmente resolver essa problemática, através de incentivos aos menos favorecidos e conscientização nos meios de comunicação
Realmente nosso país ainda sofre com racismo, eu acho isso uma perda de tempo das ourras pessoas ficaren julgando a outra por causa da sua cor, eu não acho isso certo, porque nos temos direito pra tudo não importa a sua cor ou o que você vesti, as pessoas tem que parar com isso. Parabéns pela matéria .
ResponderExcluirAssim as pessoas pratica tando racismo com os negros mais se não fossem eles o Brasil nem existia. Eu não sei porque as pessoa fica julgando umas às outras porquê você pode ser negro ou branco isso não influecia em quem você é . E outra todos somos iguais viemos de um lugar iguais e vamos voltar para o mesmo lugar.
ResponderExcluirRealmente nosso país ainda sofre com racismo , eu acho uma pedra de tempo são pessoa que não tem o que fazer ficarem julgando a cor o jeito das pessoas ser eu acho a cor deles lindas as pessoas deveriam para mais de julga a cor das pessoas a cor negra e linda a cor branca também não e pq as pessoa são negra que elas são diferente parabéns pela matéria .
ResponderExcluirAinda existe racismo em todo o mundo, pessoas ignorantes não respeitam a cor, raça e religião. Devemos ter empatia com todos.
ResponderExcluir( Filipe Aires Miranda da Silva 9°A )
Paulo Sérgio 9B:interessante sua matéria rerold e sim infelizmente nos vivemos em um mundo raçista não sei o porque as pessoas descrimina uma pessoa pela sua cor no mundo que vivemos devemos ter empatia pela outra pessoa igualdade.
ResponderExcluirInfelizmente eu acho que o racismo sempre vai existir,pq pessoas más e racistas sempre irão existir,o que podemos fazer é diminuir a frequência com que esses atos acontecem,ensinando desde pequeno que o racismo é errado,parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirÉ realmente triste ver que aqueles que escravizaram pessoas negras a séculos atrás, ainda hoje trazem problemas para a inclusão deles na sociedade, é mais triste ainda saber que o mundo está repleto de pessoas racistas que tem pensamentos iguais a daqueles que escravizaram todo um povo, principalmente no Brasil, um país que recebeu uma influencia tão forte da cultura africana na formação de sua própria cultura, é um país que não devia desvalorizar a importância que todo esse povo tem na formação da nação brasileira, assim como dito pela Joana em um dos comentários infelizmente o racismo é algo que sempre irá existir, mas eu acredito que esse assunto deve ser trabalhado e ensinado desde muito cedo para todas as pessoas e o melhor lugar para fornecer esses ensinamentos é dentro das escolas e através dos canais de mídia já que infelizmente em alguns dos casos, os próprios responsáveis pela criança ou adolescente é uma pessoa racista, que acaba passando suas ridículas opiniões para uma criança como se fosse um ensinamento.
ResponderExcluirAgora falando particularmente da sua matéria Rerold, seu texto está muito bem produzido, você conseguiu resumir a história do que levou ao início desse processo de racismo mesmo após a Lei Áurea, de maneira leve e bem contextualizada, parabéns pela matéria.
Débora da Silva Medeiros 9A
Eu também acredito que a educação é capaz de resolver esse problema. Ou pelo menos diminuir já que sempre vão existir pessoas maldosas, mas as vezes pode ser falta de informação ou algo a ser dito no cotidiano (que é um erro gravíssimo). Parabéns pela matéria, Rerold! Ficou muito boa.
ResponderExcluirÓtimo resumo sobre o racismo Rerold . É triste ver que em pleno século 21 as pessoas ainda sofrem esse tipo de preconceito , onde a cor da pele é mais importante do que o caráter , a honestidade e o amor , a falta de amor ao próximo está tão grande que as pessoas se importam mais com as aparências e esquecem que todos nós somos iguais aos olhos de Deus , Devemos lutar todos os dias contra o racismo .
ResponderExcluirParticipei do debate "racismo é fato ou mi-mi-mi". No meu ponto de vista não é mi-mi-mi, o racismo existe infelizmente. Mas as pessoas estão aprendendo lidar melhor com isso e aceitar nossas diferenças, só que ainda existem bastante pessoas intolerantes e mente fechada, aos poucos podemos mudar essa realidade.
ResponderExcluirÓtima matéria! Nossa pensa em uma coisa q me comove é o racismo,isso me deixa tão triste e frustrada, todos nós somos iguais. Não importa a cor todos temos o mesmo sague. Infelizmente o racismo tá sendo comum. Você fez um ótimo trabalho, yasmin camille dos Santos silva 9b
ResponderExcluirEu escolhi sobre o racismo escrito por Rerold Leandro, o racismo ainda é muito presente em nosso dia a dia, precisamos ter mais empatia. A cor de uma pessoa não define como ela é, a cor da pele não muda a essência. Até quando isso gente? Vamos parar já deu disso. "Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário." citado por Nelson Mandela, realmente ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, acredito eu que pessoas assim tem que ter o mínimo de consciência em relação ao racismo qual a necessidade de cometer bullying com outra pessoa? você vai se sentir melhor com isso? vamos começar a espalhar amor ao invés de espalhar coisas desnecessárias. O racismo é um assunto que deveria ser debatido mais vezes, precisamos ensinar para nossa geração futura que isso é crime. Não podemos ficar de braços cruzados esperando pelo pior, devemos amar, cuidar e respeita afinal ninguém é definido pela cor. Com esse texto conseguir expressar meus sentimentos,em relação ao tema escolhido e confesso que esse tema tão delicado, mim fez em refletir muito. Vivemos em uma sociedade que algumas pessoas,fazem essa tremenda diferença e vejo que temos que mudar isso o quanto antes. Diga não ao Racismo. #Racismo é crime.
ResponderExcluirRealmente, Eu acho o racismo um ato desumano, porque ninguém deve julgar alguém por conta da cor da pele, muito menos achar que são superiores por causa disso!
ResponderExcluirLara Bianca 9A
Eu acho o racismo um ato desumano, porque ninguém deve julgar alguém por conta da cor da pele, muito menos achar que são superiores por causa disso!
ResponderExcluirE Como eu já falei eu acho isso muito desumano!!,
Porque muitos que sofrem racismo tem problemas psicológicos, ansiedade, depressão e muitos problemas com drogas.
Lara Bianca 9A