Fake News: "Vai ser melhor para nós mesmos prestar atenção antes de compartilhar"

     Lays Regina (14)


    Estamos vivendo no momento de pandemia com chegada da covid-19. Teve muita fake News espalhadas, teve gente dizendo que "tinha remédio para cura", dizendo que "uma pessoa tinha morrido, mas não". Site dizendo que "chá curava a Covid". 

        Nesses tempos que a gente tá vivendo, muitas pessoas querem só ganhar audiência enquanto muitas pessoas estão passando pela perda de um ente querido ou de um amigo próximo e várias outras  situações. 

    Tudo muito triste mas uma realidade que a gente convive diariamente. E com essa pandemia a sociedade vem enfrentando muitos problemas em relacionamentos e comunicações. Um desses problemas são as propagações de falsas notícias que no caso são as Fake News. 

     Bom, eu acho que a gente tem que procurar saber mais antes de compartilhar uma notícia até saber se é verdade ou não, até porque hoje fica mais fácil porque a gente já sabe que tem notícias falsas. Muito ruim saber que pessoas inventam notícia para ganhar audiência, mas no mundo que a gente vive hoje em dia é basicamente uma das poucas coisas que acontecem, e nós ficamos sem entender. 

    Os idosos são os mais propícios a cair e compartilhar essas notícias falsas porque a maioria não sabe mexer tanto nas redes sociais. Então eles acham que qualquer coisa que manda para eles é verdade, só que estão sendo mal informados. Então, agora é só prestar atenção e olhar a notícia verdadeira e compartilhar com segurança.

     Muitos idosos foram criados no interior. Entretanto, depois que se mudaram para a cidade, já estão se acostumando a mexer nas redes sociais. Por isso tanta dificuldade para poder identificar uma notícia falsa de verdadeira, por exemplo essa matéria que eu citei que chá podia curar a covid-19, os idosos que foram criados no interior eram acostumados a tomar chá para passar dor de cabeça, dor de barriga, febre e várias outras coisas. Assim, para eles podia sim ser verdadeira essas notícias.

      Agora a gente tem que tentar se acostumar que muitas pessoas só querem mídia em cima de um assunto que não existe, mas se nós mesmos prestar mais atenção, procurar  saber se é verdade ou não vai ser muito melhor para nós. Por isso que nós temos que ter certeza que aquilo que vamos compartilhar é verdadeiro, porque assim não prejudicamos as pessoas que vão olhar o que a gente compartilhou e não vamos prejudicar a nós mesmos.

 

 



Comentários

  1. É verdade, muito comum receber Fake News. Antes de compartilhar, devemos sempre procurar saber se é verdade, isso pode evitar muita coisa. - Eduarda Tenório

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria e realmente nos temos que tomar muito cuidado no que nos vamos e o que nos compartilhamos na internet para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela materia 👏 , precisamos ficar atentos e espertos antes de entrar em algum link ou noticia porque alguns sao golpes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente. Toda comunicação, publicação, compartilhamento e consumo de notícias, tudo isso precisa ser feito com muita prudência e responsabilidade. Existem, inclusive, agências de checagem de notícias como forma de nos proteger contra as fakes News.

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho verdade precisamos ficar bastante atentos , porque tem algumas notícias que quem cai mais são os idosos nunca devemos acessa nenhum link vai que é uma armadilha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria precisamos ficar atentos com essas fake News antes de sair compartilhando por aí 👍

    ResponderExcluir
  6. Conhecimento nunca é demais, mais precisamos ter certeza se o assunto é verdade ou não, pois fake News é crime e pode prejudicar as pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário