Então eu não queria saber só o que era ..., eu queria saber como prevenir, quinta-feira, 20 de maio de 2021

  Por: Débora Almeida (9º ano B)                                                                       

                               Aids entre os jovens

O que é aids? Eu mesma já fiz essa pergunta varias vezes, e a única resposta que eu recebi foi “é uma doença”, não era a resposta que eu esperava, pois sempre fui muito curiosa .

Então eu não queria saber só o que  era aids, eu queria saber como prevenir , o que  causava, se tinha cura e etc ok...  mas  eu não vim falar somente disso . O 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A síndrome da imunodeficiência adquirida (aids, na sigla em inglês) é uma doença infectocontagiosa sem cura, causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo contra doenças. Sem essa proteção, as pessoas ficam mais predispostas a contrair infecções oportunistas, como tuberculose e meningite.

  • Embora o tratamento de HIV tenha avançado muito, todo ano, cerca de 690 mil pessoas morrem por complicações geradas pelo vírus e 1,7 milhão de novas contaminações são registradas, segundo análise da Unaids Brasil. Os dados revelam também que, por causa da covid-19, países de baixa e média renda têm tido dificuldades para fornecer medicamentos antirretrovirais usados no tratamento do HIV, o que pode colocar em risco a vida dessa população. 
  • De acordo com Boletim Epidemiológico de 2020, 920 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. O Ministério da Saúde revela que a maior concentração de casos está entre jovens de 25 a 39 anos, de ambos os sexos (52,4% são homens e 48,4% são do sexo feminino).
  • O relatório aponta que houve queda no número de infecções por aids nos últimos anos. A taxa passou de 21,9 casos por 100 mil habitantes, em 2012; para 17,8 por 100 mil habitantes em 2019. Apesar desse decréscimo, houve aumento de 21,7% no índice de gestantes infectadas. E o maior número de novas infecções está entre jovens de 20 a 24 anos, que concentra 27,6% dos casos. Apesar de essa faixa etária ter informações sobre como evitar o contágio, pode ter pedido o medo da doença, enquanto a geração mais velha se lembra bem da doença em sua forma mais grave, intratável, que vitimou ídolos como Cazuza e Freddie Mercury. 
  • Quando uma pessoa contrai o HIV, ela se torna soropositiva, mas isso não significa que desenvolverá a aids. Caso o infectado realize o diagnóstico precoce e siga todas as recomendações médicas, é possível ter uma vida saudável sem desenvolver a doença. Porém, elas ainda podem transmitir o vírus. 
  • As principais formas de contaminação são:
  • Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha (baixo risco);
  • Uso de seringa compartilhada;
  • Transfusão de sangue contaminado;

 De mãe infectada para seu filho durante a gravidez, ou durante a amamentação e parto.

Comentários

  1. Parabéns pela matéria fico muito boa fez uma ótima explicão sobro o que é Aids
    Tbm tinha essa curiosidade de saber o que é e o que ela causa nas pessoas e é uma coisa muito seria que todos nós temos que tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  2. Sua matéria ficou bem completa, eu gostei muito ! - Maria Eduarda da Silva Tenório

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho ficou excelente,parabéns pelo trabalho.Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Sérgio 9B:Interessante o que você escreveu Debora essa doença aids não é brincadeira e com oque vc escreveu podemos prevenir de pega essa doença e sim isso pode desperta uma curiosidade entre nois aluno que estamos em uma fase de aprendizado que tudo que nois descobre que saber mais e isso desperta uma curiosidade entre nois.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do assunto, bastante explicativo! Aids é uma doença muito séria e temos que nos prevenir.
    (Maycon Vinícius Noronha Alves 9°B)

    ResponderExcluir

Postar um comentário