CRIMES CIBERNÉTICOS: AS AULAS REMOTAS FACILITARAM A PRÁTICA DESSES CRIMES?


    
(Parte 1)                                              (Parte 2)

 (Por Joana Silva Clemente - 9º ano A)


Nas redes sociais, podemos nos expressar e falar coisas que pensamos. Mas como tudo, a liberdade de expressão também tem limites. 

A partir do momento que você usa as redes sociais como um meio de atacar alguém, você está cometendo um crime cibernético, mais especificamente, um Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação.

Segundo o Art. 147-A – Intimidar alguém, mediante o uso de qualquer dispositivo informático, de forma repetitiva e continuada, ocasionando-lhe dor e angústia, é crime e a pena é detenção de um a seis meses e multa.


 

Comentários

  1. Joana, pensando a respeito da
    manchete de sua reportagem, veio-me um questionamento sobre as situações que vivenciamos no início deste ano letivo: será que podemos enquadrar as invasões em nossas aulas em uma das categorias de crimes cibernéticos? É coerente pensar que os invasores, em nossas aulas, tiveram a intenção de infectar nossos computadores (ou dispositivos móveis) com vírus malware para danificar serviços ou fazer com que parassem de funcionar?
    Fato é que uma tendência a travar o sistema dos app, nesses últimos dias, tem sido disseminada, inclusive
    existem tutoriais ensinando como travar as aulas no Google Meet e no WhatsApp.

    ResponderExcluir
  2. Resta-nos descobrir se essa tendência traduz uma atitude menos maliciosa
    ou se significa que cibercriminosos estão a espreita para nos atingir de alguma forma.
    Vendo essa situação, sabemos o quanto foi oportuno trazer ao debate essa questão, sobretudo para analisar a importância de medidas de proteção, principalmente para a segurança de nossos dados. Por exemplo, a atualização dos softwares antivírus, o uso de senhas fortes, a proteção e recusa contra anexos em e-mails de spam, a proteção de nossas informações pessoais, verificação das URL dos sites antes de acessá-los são medidas que não devemos negligenciar.

    ResponderExcluir
  3. Débora Almeida:eu acho que os caso aumentou bastante e não foi só por causa das aulas online ultimamente todos os casos de quase tudo tem aumentado , principalmente os casos de crimes virtuais

    ResponderExcluir
  4. Karine Gabriele Galdino dos Santos 9 B: Verdade! nos tempos de hoje estão se tornando cada dia mais comum esse tipo de comportamento por trás de um computador, as pessoas não respeitam o seu próximo e por está por trás de um computador se aproveita de um momento para ofender e denegrir outras pessoas achando que não terá
    punição.Embora sabermos que é um pouco mais complicado hein esses tipos de pessoas, mas os que nos deixam aliviado é sabe que também mesmo com dificuldades é possível punir esse tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Deborah alvess 9 A
    É bem triste horrível mesmo de verdade de se ver isso . As pessoas sabem o quão errado e trsite isso é e fazem por maldade mesmo pelos é o que acho .
    Vejo nas redes sociais os famosos entrando Depressão ansiedade por conta de ataques de haters falando de sua aparência e por serem que eles são até vc sendo vc mesmo hoje em dia incomoda as pessoas . Daí começa a xingar criticar falar de tudo que for de ruim . Hoje em dia as pessoas não conseguem ver você fluindo vendo que você está feliz bem.

    ResponderExcluir
  6. Monique evelly 9°Ano C
    ADOREI CERTÍSSIMA,HOJE EM DIA A INTERNET TÁ UM CASO, PRINCIPALMENTE PRA GENTE QUE QUER ESTUDAR E NÃO PODE POR CAUSA DE INTRUSOS NA VDD SEM MATURIDADE NÃO VEJO GRAÇA NENHUMA FAZER ISSO, EU ACHO QUE ELES PENSAM QUE VÃO ADIANTAR ALGUMA COISA PRA ELE OU GANHAR MAIS INFELIZMENTE SÓ VAI GANHAR JUSTIÇA, NÃO É SÓ INTRUSOS QUE EU QUERO FALAR E TAMBÉM DESSAS REDES SOCIAIS QUE AS PESSOAS USAM PRA FAZER MALDADE COM TODO MUNDO SE PASSANDO POR OUTRA PESSOA PRA SE ENCONTRAR COM ALGUÉM FINGINDO QUE É UMA PESSOA MAIS NA VDD É OUTRA SINCERAMENTE A INTERNET É MUITO PERIGOSA TÊM UNS QUE SABE USAR MAIS OUTROS SÓ PRA MALDADE MESMO PRA MIM QUERO JUSTIÇA E ACHO QUE TODO MUNDO QUER ISSO, SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL A GENTE ALUNOS ESTUDAR SEM INTERRUPÇÃO,MAIS SE A GENTE FAZER ISSO JUNTOS TRABALHAR EM EQUIPE OU INVESTIGAR PRA SABER QUEM É ESSES INVASORES,A GENTE CONSEGUE ACABAR COM ISSO TUDO COM ESSA INTERNET TÃO MALDADE NA VDD NEM É AS REDES SOCIAIS É AS PESSOAS QUE SÃO ASSIM ENTÃO O CERTO É ACABAR COM ESSES INVASORES TÃO MALDOSOS, ISSO O QUE EU ACHO PROFESSORA.

    ALUNA:MONIQUE EVELLY DE SILVA 9°C

    SIM PROFESSORA DEPOIS EU TROCO DE CONTA QUIS LOGO FAZER ESSE PROCESSO POR ISSO FIZ NESSA CONTA.

    ResponderExcluir
  7. Parabens, Joana! Seu trabalho ficou incrivel!!!

    Isso e normal nos dias de hoje, vemos pessoas se passarem por outras pessoas, para prejudicar, e ofender pessoas que querem estudar, trabalhar online, e por meio desses crminosos virtuais, quase ninguem consegue prestar atencao nas aulas, ou ate mesmo entender o que os professores estao explicando.
    Nao vamos esquecer que isso e crime, e os terceiros serao punidos!

    ResponderExcluir
  8. Paulo Sérgio 9B eu adorei isso é uma verdade que acontece em nossas aula online mas mesmo eles tentando nos prejudicar na aula online não consegue porque nos temos vontade de aprende ai a jente fica resistindo porque a jente não vai fica calado em quanto essas coisas acontecer porque a jente e forte independente e é por isso que eles não consegue atrapalhar nossa aula online e também não tem graça são pessoas sem maturidade fazendo isso o que não tem nada para fazer e essas brincadeira que eles fazem e muito sem graça e enquanto nos focamos em aprender não pode nos derruba nem invasão nas aula online porque eles ate podem invadir nossas aula mas não vam invadir nossa vontade de aprender e eu tenho uma pergunta quanto é a multa que a pessoa leva se cometer crime cibernético mas outra pergunta quem criou o artigo 147 do código penal ? Então e só isso que eu tenho que falar obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Maria Eduarda Santos de Oliveira 9°c.
    Primeiramente Parabéns Pelo Seu Trabalho, Está Lyndo E Só Falou Vrds!
    Miinha Opinião As Aulas Remotas Não Facilitou Os Crimes Cibernéticos,Pois Nois Sabemos Que Já Existia, É Mto Triste Esses Tipos De Crime.Com As Aulas Remotas Foi Uma Oportunidade A Mais Para Esses Criminosos Que Tem Nós Prejudicado Bastante E Atrapalhado Os Alunos E Professores. Ninguém Tem Mais Respeito Ao Outro,Por Trás De Celulares Ficam Ameaçando, Ofendendo Colocando Apelidos Inadequado Nas Pessoas.O Bem De Tudo Isso É Saber Que Tem Punição Para Esse Tipo De Pessoas,E Mesmo Q Demore Cada Uma Dessas Pessoas Serão Punidos Ou Preso Independente Da Idade.Esses Tipos De Pessoas Só Fazem Isso Porque Eles Não Conseguem Ver Que Tem Alunos Q Realmente Quer Aprender E Estudar.

    ResponderExcluir
  10. Minha opinião é que as aulas remotas facilitaram bastante os crimes cibernéticos, pois eles estão mais fáceis de serem cometidos, e nós estudantes também estamos vulneráveis, pois a qualquer momento nossa conta pessoal que usamos para assistir as aulas remotas pode ser hackeada por um invasor qualquer!

    ResponderExcluir
  11. É importante todo mundo se concientizar diante disso. Crime cibernético é um crime comum, e que infelizmente ocorre todo dia, mas todos podemos fazer nossa parte em não cometê-los. Parabéns Joana!

    ResponderExcluir
  12. Sobre a pergunta: eu acho que a invasão as aulas é uma prova de que facilitou sim os crimes cibernéticos. Uma coisa que acontece a muito tempo na internet. Hoje também temos vários relatos de alunos e outras pessoas invadindo aula como forma de "brincadeira", coisa que já virou tbm conteúdo no YouTube. É pessimo para os alunos e suas escolas ter que passar por isso, até pq tem pessoas que precisam estudar, e outras trabalhar.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho, Joana !
    Acredito que realmente as aulas online tenham facilitado esses crimes cibernéticos. Infelizmente pelos relatos de alunos, é o que mais acontece. É complicada a situação porque acaba prejudicando quem quer estudar, e quem precisa trabalhar! - Maria Eduarda da Silva Tenório

    ResponderExcluir
  14. Ana Clara Vieira 9B
    cabe ressaltar que o que está acontecendo poderia acontecer em sala de aula normal, só que agora está na web porque tem uma visibilidade, então ganha uma conotação nova. Mas qualquer estudante e qualquer escola está suscetível a isso Não temos certeza se foi um dos estudantes que conseguiu mudar o nome para fazer uma "brincadeira" ou se foi um perfil invasor 

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa matéria e a forma como o assunto foi abordado, achei muito interessante como ela nos mostra mais um vez como os crimes cibernéticos acontecem e nos mostra também que existe punição para esse tipo de crime, saber desse tipo de informação traz um certo tipo de segurança para todos nos, é realmente lamentável saber que muitas pessoas utilizam de uma ferramenta tão interessante e multi funcional que é a internet para fazer o mal para os outros.

    Respondendo a pergunta, acredito que sim as aulas remotas podem ter facilitado sim os crimes cibernéticos já que por meio de plataformas utilizadas como ferramentas de estudos esses criminosos tem um publico mais alvo isso facilita que ele encontre algo em especifico que possa prejudicar a todo esse publico de uma só vez.

    Débora da Silva Medeiros 9A

    ResponderExcluir
  16. Esdras Santos da Silva 9 B. Vários são os motivos dessas pessoas cometerem esse crime.Os crimes cibernéticos não é só ofender as pessoas ,ou fazer bullying , esse crime em específico abrange vários outros crimes. Temos como exemplo o estelionato , crime com qual a pessoa usa perfil falso ou um nome de uma empresa clandestina para aplicar um golpe, com o objetivo de estorquir dinheiro da vítima ,e esse crime acontece principalmente por meio das redes sociais. Outro crime que eu quero citar é o Cyber terrorismo ,esse crime tem como principal objetivo intimidar ou coagir governos ou sociedades em busca de objetivos políticos, religiosos ou ideológicos. Veja alguns exemplos de Cyberterrorismo .

    1) Botnet Coreflood

    Em 2011 o FBI em parceria com uma empresa do setor privado desmantelou o botnet Coreflood. Esta botnet infectou cerca de dois milhões de computadores com um malware que permitiu que hackers tomassem o controle de computadores zumbis para roubar informações pessoais e financeiras.

    DESFECHO: Com a aprovação do tribunal, o FBI apreendeu os nomes de domínio e apontou a botnet para servidores controlados do FBI, evitando problemas aos demais usuários.

    2) Operação Click Fantasma

    Em 2012 o Inspetor Geral da NASA, o FBI e os governos da Estônia, Dinamarca, Alemanha e Holanda desligaram uma rede criminosa operada por uma empresa estoniana chamada Rove Digital. A investigação, chamada Operação Click Fantasma, tinha como alvo um grupo de hackers que manipulava os cliques de publicidade na internet. Eles direcionavam os cliques dos usuários os seus próprios anúncios e geraram mais de US$ 14 milhões em comissões ilegais. Este esquema do “click” impactou mais de 100 países e infectou quatro milhões de computadores espalhados pelo mundo.

    DESFECHO: O governo americano em parceria com o governo da Estônia apreendeu os computadores encontrados, congelou as contas bancárias dos réus, e substituiu os servidores desonestos com os legítimos para minimizar as interrupções de serviço.
    Esses são alguns dos milhares de crimes cibernéticos.

    ResponderExcluir
  17. Cyberbullying
    Facilitou em boa definição os crimes continuaram sendo feito e aumenta a gama da forma de como ele podem ser praticado

    ResponderExcluir
  18. Gostei disso parabens pelo trabalho , Infelizmente, o uso da internet para a organização de ataques à honra das pessoas tem sido uma prática muito comum. Essas ações têm causado grandes estragos na vida da pessoa agredida. Para evitar o perigo de manipulação dos jovens na internet, a orientação e vigilância dos pais torna-se muito importante. Isso previne que eles sejam vítimas de agressores que buscam alvos fáceis para praticar suas tiranias

    Arthur Felipe Rodrigues Santos 9A

    ResponderExcluir
  19. Lays Regina 9A
    Muito boa a reportagem o triste e que hoje em dia as pessoas estão cada dia pior na internet por por exemplo as pessoas faz comentários destilando ódio isso já fez muitas pessoas desistir de trabalhar com a internet não porque não gosta mas sim porque não consegue ouvir esses comentários maldosos e ficar bem muitas pessoas já tiraram a própria vida por causa disso e isso só vem piorando espero que as pessoas pense um pouco antes de sair fazendo os seu juntamento pense antes de expressar sua opinião.

    ResponderExcluir
  20. Bárbara feliz Barbosa 9c
    Facilitou e uma boa definição os crimes continuarão sendo feito e aumenta a forma de como ele pode estar sendo feito muito boa a sua reportagem

    ResponderExcluir
  21. Paulo Sérgio 9B:Isso mesmo yara não devemos ler um livro só por ler temos nos relacionar com o livro como se nós estivesse na história ou no conto parabéns yara pelo trabalho tem coisas que não se agradamos do livro mas também tem coisa que gostamos como foi o caso do aluno yaohuk chegou uma hora que ele começou a se entereça com o livro seu trabalho ficou incrível yara meus parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Sim, tem aumentado,são enviadas mensagens falsas ,aos usuários em busca de dados pessoais, financeiros,ou para fazer uma "brincadeira" de mal gosto com os alunos, que podem até ser da propria escola.

    ResponderExcluir
  23. Nossa sim,já vi muitos casos suicidas e maioria dos motivos era a internet,no caso pessoas maldosas por trás. É muito triste de ver.
    Seu trabalho tá muito bom Joana.

    ResponderExcluir
  24. Não vi muito sobre esse vídeo, mas achei muito interessante, gostei, conseguir entender não muitas coisas, mas entendi, aprendi várias coisas sobre esses dois vídeos, valeu muito a pena ver esse vídeo, conseguir garantir a minha leitura um pouco melhor, graça sobre os vídeos que eu vi, valeu a compreensão da leitura, obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário